Os 10 melhores métodos para aprender inglês em 2023

Quem quer saber quais são os melhores métodos para aprender inglês não pode deixar de ler este artigo. Embora o aprendizado de um novo idioma esteja longe de ser uma tarefa fácil, ela não é impossível – aliás, não só é possível, como também é recomendada.

Vivemos em um mundo globalizado, o que significa que as fronteiras entre os países estão cada vez mais subjetivas. O inglês é, sem dúvidas, um dos idiomas mais falados no mundo e visto como uma linguagem universal.

Portanto, se você gosta de viajar, quer melhores oportunidades de emprego ou simplesmente sonha com ser fluente, o estudo do idioma é muito importante.

Felizmente, a era da tecnologia e da globalização já oferece inúmeras possibilidades para quem quer aprender inglês.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar as três esferas do aprendizado de uma nova língua e os melhores métodos para você começar a compreender o inglês agora mesmo! 

Quais são os melhores métodos para aprender inglês?

jovem com lap top, pepel e caneta sobre a mesa estudando os melhores metodos de aprender inglês

Não existe uma resposta única para essa pergunta. Na verdade, existem três esferas que envolvem a compreensão total de um novo idioma e, de forma básica, é nestas três esferas que você deve começar a trabalhar para se tornar fluente. São elas: 

Leitura

A primeira área que você precisa desenvolver é a leitura. Como o inglês não é a nossa língua nativa, ela costuma ser o primeiro contato que você tem com o inglês, principalmente quando consideramos os livros didáticos, aqueles que nos ensinam as regras gramaticais da língua. 

Para começar a desenvolver a leitura, você pode investir nos seus livros favoritos em inglês, em e-Books e até mesmo na legenda de vídeos e filmes. Assim, você começa a se acostumar com a grafia das palavras e a construção de frases completas. 

Audição

Em contrapartida, a audição também é muito importante porque você precisa ser capaz de ouvir e entender uma conversa, certo?

Nesse sentido, ouvir audiobooks didáticos, músicas em inglês e, novamente, o áudio de filmes e séries em inglês vai fazer com que o seu cérebro comece a se acostumar com a pronúncia das palavras. 

Ouvir em inglês é uma habilidade imprescindível, independentemente de qual é o seu objetivo com o idioma. Logo, é preciso treinar muito o ouvido para que o inglês se torne, de fato, a sua segunda língua. 

Pronúncia

Por último, a terceira esfera do aprendizado de um idioma é a pronúncia. Assim como você quer entender o que outras pessoas dizem, você também quer ser compreendido e a fala tem um papel muito importante aqui!

É justamente por isso que os cursos de inglês, online ou tradicionais, contam com muitos exercícios de conversation. Ao aprender a falar, você abrirá um leque de possibilidades e estará muito mais perto de alcançar todos os seus objetivos! 

Sem dúvidas, essas três esferas, combinadas, são responsáveis por garantir que você é fluente em inglês. Independentemente do método que você escolher para aprender, não negligencie nenhuma dessas áreas e você terá um aprendizado completo.

Agora que você já sabe mais sobre o tema, vamos ao ponto central deste artigo:

Confira abaixo os 10 melhores métodos para aprender inglês: 

Investindo em um curso tradicional

Sem dúvidas, os cursos tradicionais não poderiam ficar de fora da nossa lista. Afinal, eles são o método mais comum de ensinar e aprender inglês, com foco nas escolas do idioma que já têm os seus próprios modelos de aprendizagem.

São muitas as vantagens de investir em um curso. Além de ter o seu progresso acompanhado de perto por um instrutor, você também vai fazer parte de uma turma de alunos e terá muito mais oportunidades de treinar o idioma.

Existem diversos modelos de cursos nos quais você pode investir, desde aqueles com mais tempo de duração, até os intensivos. Sendo assim, basta escolher aquele que melhor se enquadra nas suas necessidades.

Com um curso de inglês online

mulher com nootbook aberto estudando inglês

Além disso, o ensino online já se aprimorou ao ponto de ser tão eficiente quanto os cursos tradicionais no ensino de um novo idioma.

Logo, se você quer aprender sem sair de casa, os cursos de inglês online também são uma ótima opção.

A vantagem é que esse tipo de curso costuma ser mais barato que as aulas tradicionais.

Da mesma forma, você tem a oportunidade de montar a sua rotina de estudos de acordo com a sua flexibilidade. Então, é a melhor opção para quem tem dias corridos, com trabalho, faculdade e outros compromissos.

Assim como no caso das aulas tradicionais, é possível escolher cursos de acordo com as suas necessidades. Alguns deles são até mesmo focados nos exames de proficiência, perfeitos para quem precisa da comprovação! 

Fazendo intercâmbio é um dos métodos para aprender inglês

Se você tem a oportunidade de fazer intercâmbio, não há dúvida alguma de que este é um dos melhores métodos para aprender inglês. Ao mergulhar na cultura de outro país e passar os seus dias em um local onde você vai precisar do inglês diariamente, o seu aprendizado será muito mais rico e eficiente!

Não só isso, como você também terá uma vivência impossível de conseguir na sala de aula. Todos os dias, você conhecerá novos termos, gírias e expressões do cotidiano. Você ouvirá diferentes sotaques e terá que se esforçar mais para manter uma conversa. 

Todas essas situações fazem com que o intercâmbio seja uma experiência como nenhuma outra. Sendo assim, se tiver as condições, não deixe passar a oportunidade! 

Assistindo filmes e séries

Os filmes e séries são ótimas ferramentas para impulsionar o aprendizado. Embora seja muito difícil aprender inglês somente dessa forma, eles agem como um complemento das aulas, fazendo com que você mergulhe no idioma.

A dica é assistir ao conteúdo no seu ritmo de aprendizagem: primeiro com legendas em português; depois, em inglês e; por último, sem legendas. Preste atenção à forma como os personagens se comunicam e anote as suas principais dúvidas para tirar no curso ou pesquisar na internet.

Sim, aprender enquanto você se diverte é possível e essa é uma das melhores dicas para isso! 

Ouvindo músicas em inglês

mulher ouvindo música em ingles esse é um dos melhores metodos para aprender inglês

Quem disse que suas músicas favoritas também não são uma forma de aprender inglês? As músicas têm uma função importante na nossa vida, desde a socialização até o bem-estar. No aprendizado de um novo idioma, também são ferramentas poderosas.

Como ouvimos as canções que mais gostamos várias vezes, é fácil memorizar a sua letra. Sendo assim, você consegue treinar as três esferas que citamos acima: a leitura, com a letra; a audição, ouvindo a música; e a pronúncia, cantando junto com seus artistas favoritos.

Portanto, não subestime o poder da música! 

Conversando com nativos e fluentes no idioma

Outro que não pode deixar de ser mencionado entre os melhores métodos para aprender inglês é a conversa com os nativos ou até mesmo com seus amigos e colegas que já falam inglês.

Ao engajar em conversas em inglês, você vai forçar o seu cérebro a se comunicar nesse idioma. Aos poucos, você vai abandonar a tradução simultânea e começar a perceber o idioma como algo natural. Esse é o objetivo de todo mundo que quer se tornar fluente!

Por isso, sempre que possível, mantenha conversas em inglês para treinar a pronúncia e a construção de frases. 

Um dos melhores métodos para aprender inglês é Mergulhar no idioma

Como já mencionamos acima, mergulhar no idioma e fazer com que ele seja parte do seu dia é muito importante. Portanto, tente fazer o máximo de atividades que conseguir: ouça músicas em inglês, pense em inglês, defina as configurações do seu celular para inglês…

O conjunto de todas essas tarefas faz com que seu cérebro lide com o idioma todos os dias, acostumando-se com as palavras. Pode até parecer algo simples, mas, na verdade, é uma das formas mais eficientes de se tornar fluente. 

Com ajuda de aplicativos

Aplicativos como o Duolingo e outras ferramentas com foco no ensino do inglês também fazem muita diferença na sua jornada de aprendizagem. O grande benefício dessas ferramentas é que elas complementam o estudo em pouco tempo.

Ou seja, disponibilizando cinco ou dez minutos por dia, você já dá um up nas suas lições! As atividades são simples, mas eficientes, tornando-se mais complexas conforme você consegue mais proficiência. 

Por isso, vale a pena testar os apps e mantê-los sempre no smartphone, treinando um pouquinho mais a cada dia!

Ler livros em inglês é um dos métodos para aprender inglês mais eficientes

homem lendo livro de gramatica da lingua inglesa

Por último, os livros também complementam os seus estudos e são alguns dos melhores métodos para aprender inglês. Você pode optar tanto pelos livros didáticos, como os de ficção – o importante é ler!

Assim como os livros são imprescindíveis para melhorar o nosso vocabulário até mesmo em português, quando aprendemos um novo idioma isso não é diferente.

Além de conhecer novas gírias e expressões, você poderá ler com calma, analisando bem a construção de frases e programando seu cérebro para compreender melhor o inglês.

Então, escolha entre os 10 melhores livros o seu título favorito e comece a ler agora mesmo!

E aí, gostou das nossas dicas? Caso você ainda tenha dúvidas, deixe seu comentário abaixo. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!

2 comentários em “Os 10 melhores métodos para aprender inglês em 2023”

  1. Inglês Turbinado - Aprenda Inglês

    Com toda certeza fazendo intercâmbio e estando em um país que o idioma primário é o inglês sua evolução é exponêncial.

    Uma dica para quem não pode é fazer o shadowing em casa, e também usar aplicativos com professores nativos! Funcionou para mim e me ajudou a alcançar a fluência.

    ótimo conteúdo, obrigado!

  2. Marco Luciano

    Esses métodos são realmente muito bons. Eu particularmente tenho usado e gostando muito de aprender vendo séries com legendas em inglês e também traduzindo artigos estrangeiros. Pra mim esta sendo uma boa fonte de aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima