Como expandir seu potencial de Listening em Inglês

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Listening em Inglês

Listening em Inglês é uma das mais importantes competências de uma pessoa fluente. Afinal, grande parte das interações dá-se pela fala, presencial ou gravada e retransmitida.

A habilidade de listening ajuda a determinar o grau de evolução no Inglês. Alguém que conseguiu se tornar fluente em Inglês no nível C2 é capaz de:

  • Compreender com facilidade basicamente qualquer conteúdo ouvido;
  • Assimilar informações ditas, reconstruir argumentos e sintetizar em explicações coerentes.

Para isso, o listening em Inglês é fator imprescindível.

Hoje, apontaremos como adquirir e treinar a habilidade da audição atenta e proveitosa. Indicaremos métodos e boas práticas que farão toda a diferença em sua relação com o Inglês.

Vamos juntos?

A natureza do Listening em Inglês

O listening em Inglês corresponde à primeira grande habilidade da fluência. Assim, ela independe de escolarização, podendo ser realizada mesmo por indivíduos não alfabetizados.

Obviamente, no entanto, quanto mais conhecimento se possui, melhor a capacidade abstrativa. Por isso o estudo aprofundado de Gramática continua sendo importante aqui.

Nos bebês, é o listening em Inglês que os permite dar início à comunicação. Por isso, Muitas escolas infantis utilizam a habilidade para a alfabetização bilíngue por seu potencial.

E o que podemos aprender disso? Ora, simples: o listening em Inglês não corresponde a um procedimento mecânico. É, contudo, um processo natural de assimilação e reprodução.

Sendo, portanto, assimilação e reprodução, a repetição ganha grande relevância, no listening em Inglês. Tome nota deste ponto. Voltaremos a ele repetidas vezes, em nossos treinos.

O listening em Inglês e a música

Como expandir seu potencial de Listening em Inglês com Música

Quando se pensa em aprendizado prazeroso, a música, indiscutivelmente, ganha importância. Afinal, falamos de uma manifestação artística linda e presente na vida de qualquer pessoa.

Antes mesmo de falarmos, já cantamos. Quando não sabemos o que dizer, vocalizações e o cantarolar aliviam nosso peito.

Justamente por isso o listening em Inglês tem, nela, um alicerce importantíssimo. Mesmo porque praticamente todo mundo tem seu primeiro contato com o Inglês dessa forma.

Portanto, se pretende atingir a fluência sem sofrimento, aconselho vigorosamente: busque aprender Inglês com música. A matéria, do link, foi escrita especialmente para você.

Indo além da música: o papel do cinema nos estudos

Da mesma forma, é importante termos contato com outras manifestações audíveis da língua Inglesa. E, vivendo no Brasil, fica difícil praticar a audição, pois quase nunca falamos em Inglês.

Por isso o Cinema ganha relevância, aqui. Pois nos permite entrar os ouvidos à fala corriqueira e até informal de anglófonos nativos.

Assim, se busca melhorar seu listening em Inglês, recorra aos filmes e séries. Publicamos matérias ensinando como aproveitar cada uma dessas formas.

Leia os artigos com bastante atenção. Garanto que você conseguirá não apenas melhorar seu listening em Inglês. Você, também, atingirá maior imersão cultural e vocabulário.

Trabalhando a compreensão

Simplesmente ouvir não te ensinará muita coisa. Mas, necessário, também, assumir uma postura ativa com relação ao listening. E essa postura nada mais é do que a pesquisa.

Quando conversamos sobre melhorar a compreensão em Inglês, dei uma série de dicas a este respeito. Elas focam na consulta e prática como fatores de crescimento.

Afinal, o listening em Inglês não acaba nos ouvidos. Temos, também, que nos ouvir e entender adequadamente o que recebemos. Só assim será possível a comunicação fluente.

Aposte suas fichas no esforço. Nem que seja por pouco tempo. Mas que o faça diariamente, num período definido para isso.

Derrubando todas as barreiras

Quando o assunto é listening em Inglês, todo esforço tem recompensas grandes. Sendo assim, basta se movimentar, ter um objetivo bem definido e mergulhar de cabeça.

Para isso, conversar com nativos anglófonos é excelente. E a internet está aí para nos ajudar de mil e uma formas.

Sendo o listening em Inglês o foco, conversas escritas não funcionam bem. Portanto investir em chats, grupos de Whatsapp e afins não são a melhor opção.

Contudo é possível realizar um trabalho social e belíssimo enquanto se reforça o listening em Inglês. E sabe como? Simples: conversando com pessoas carentes.

Hoje em dia, muita gente pratica o listening em Inglês conversando com idosos. Não é lindo? Porque eles, tão sozinhos, recebem a oportunidade de conversar. Você, por sua vez, treina seu listening em Inglês.

Agora, basta você visitar os links que apontamos. E, claro, praticar todos os conselhos e hacks indicados. Assim, tenho certeza que seu listening estará ótimo em tempo record.

Acontecendo, volte aqui e nos conte se fomos capazes de te ajudar. É muito importante ter esse retorno. Nos faz muito bem.

Compartilhe nosso trabalho em suas redes sociais e esteja sempre por aqui porque novas matérias sairão quentinhas, ajudando você a alcançar a tão sonhada fluência.

Até mais, caros alunos! See ya!

Mario Feitosa
Mario Feitosa
Mario Feitosa é músico, compositor popular, poeta e escritor. Atua, também, como professor de idiomas, redator, ghostwriter e revisor freelancer. É certificado, com o C2 Proficiency Level, pelo Instituto EF Education First em seu exame EF SET (Standard English Test).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *