Dicas certeiras para melhorar a compreensão em Inglês

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Melhorar a Compreensão em Inglês

Depois de um tempo estudando, é natural que se pretenda melhorar a compreensão em Inglês. Afinal, não queremos ficar eternamente memorizando fórmulas, não é mesmo?

Obviamente, é necessário já possuir alguns conhecimentos prévios, para ter sucesso na leitura e audição. Porém o estudo focado em melhorar a compreensão em Inglês pode ser uma vida de mão dupla.

Enquanto o estudo da Gramática facilita seu contato com frases e textos, audição e leitura expandem seu horizonte. Torna-se, então, uma ajuda mútua entre os processos.

Dessa forma, se já superou os níveis mais básicos, chegou a hora de melhorar a compreensão em Inglês. E pode contar conosco para conseguir resultados sem sustos. Combinado?

Então, siga-nos nesse passeio. Garanto que você não se arrependerá.

Vamos juntos!

O conceito de compreensão e inglês e sua importância prática

Quando nos referimos à compreensão de um conteúdo, podemos dizer que há níveis distintos de resultados.

É possível que se compreenda um conteúdo:

  • Parcialmente: palavras soltas ou frases isoladas etc;
  • Superficialmente: tema, argumento geral etc.;
  • Satisfatoriamente: proposta, desenvolvimento e conclusão, em linhas gerais;
  • Profundamente: sendo capaz de extrair conhecimento de fato do que foi consumido;
  • Perfeitamente: reconhecendo nuanças, detalhes, intertextos. Enfim, tudo o contido e subentendido, no conteúdo. É o mais almejado modo de compreensão.

Mesmo no Português, é necessário trabalhar com afinco a compreensão, para que se aproveite um conteúdo. Seja uma matéria de jornal, entrevista ou qualquer outro meio comunicativo.

A compreensão em Inglês não foge disso. Há níveis de desenvolvimento, e cada um entrega com mais qualidade a mensagem que se consome.

Compreender, seja por audição ou leitura, depende de muita intimidade com a língua. É um trabalho árduo e duradouro. Provavelmente, o crescimento leve a vida toda.

E isso se mostra mais grave e interessante quando falamos de nuanças idiomáticas. Podemos citar, como exemplo perfeito, as ironias ou figuras de linguagem, tão difíceis de se compreender mesmo em nosso idioma.

Os obstáculos para a compreensão

Já deve ter sido possível notar que há dois grandes grupos, quando falamos de compreensão: conteúdo ouvido — audição — e conteúdo visto — lido.

É claro que, no conteúdo visto, entram também símbolos e gestos. Placas de trânsito e gestos de mão ou feições entram como exemplos. Porém não é nosso ponto, aqui.

Assim, entendendo os dois grupos, pensemos nos principais obstáculos. E não poderia não apontar o choque cultural como um deles.

Em primeiro lugar, cada povo, mesmo os diversos grupos de um mesmo país, possuem suas convenções. Gírias, ditados, costumes. Num mesmo Estado é possível notar ampla diversidade.

Por tal, fica uma anotação sobre essa barreira comunicativa: a diversidade de culturas e o choque, quando se encontram.

Mas não se preocupe. É bastante fácil superar essa barreira. Basta permitir-se conhecer, compreender e adaptar-se com o diferente.

Com tempo e esforço, assimilamos o que, antes, era totalmente desconhecido. E nem é preciso viajar ou fazer intercâmbios.

Temos o cinema, seriados e vários suportes que nos colocam no dia a dia de outros povos. Muitos deles já estão concentrados no catálogo da Netflix, por exemplo.

Inclusive, mesmo sem ter se preocupado previamente, você já deve ter muito conhecimento sobre a vida e os jeitos, em países que falam Inglês. Não é mesmo? Talvez até conheça algumas gírias.

Porém, como a proposta foi tratar compreensão prática, analisemos os dois grupos. Identificando o que é comum complicar o processo, tudo fica mais simples de superar.

Barreiras auditivas para a compreensão em Inglês

Audição - Melhore a Compreensão em Inglês

Melhorar a compreensão em Inglês passa por este trabalho de análise. É, nele, que nos tornamos capazes de romper as barreiras, aproveitando mais e com qualidade.

Quando falamos da compreensão em Inglês de conteúdo audível, o grande obstáculo, sem dúvidas, é o sotaque.

Falantes aplicam entonações e velocidades diferentes, ao se comunicarem. Isso ocorre em todos os idiomas e em todas as partes do mundo. Trata-se de uma assinatura natural, ao falar.

Dessa forma, ao lidarmos com a fala de alguém, pode ser mais ou menos complicada a compreensão em Inglês. Afinal, o modo e a agilidade com que se fala pode embolar o que ouvimos.

E, aqui, não tem jeito: precisamos conhecer e nos acostumar com as diferentes expressões dos falantes. Fazendo isso, será muito mais simples melhorar a compreensão em Inglês.

Barreiras visuais à compreensão em Inglês

Visão - Melhore a Compreensão em Inglês

Aqui, embora não se esteja mais sujeito aos sotaques, temos outros pontos de atenção. Nomeando um principal, posso apontar a planificação da língua, no conteúdo escrito.

Mas deixe-me explicar o conceito: acontece que, um texto escrito, está privado de gestos, entonações e toda sorte de expressões corporais.

Muitas vezes, nem precisamos entender o que alguém diz para sabermos o que está sentindo. Uma fala mansa, aveludada, denota carinho. Gritos e dedos apontados, uma briga.

Na leitura, isso existe bem pouco. Fora dos sinais gráficos, praticamente não há. Por isso fica mais difícil reconhecer ironia ou uma piada. O elemento humano está plano, no texto escrito.

Todavia tampouco há com o que se preocupar, aqui. É possível melhorar a compreensão em Inglês de conteúdo escrito adquirindo-se o hábito da leitura.

E, embora você esteja estudando Inglês, deixo uma dica: não se pode melhorar a compreensão em Inglês se não se consegue entender bem um texto mesmo em sua língua nativa.

Portanto, atenção: treine a leitura em Português. Leia livros, crônicas, matérias. Foque na compreensão de escritos, primeiro, em seu idioma.

Adquirindo boa capacidade no Português, melhorar a compreensão em Inglês será mais fácil. O esforço tornar-se-á bem mais proveitoso e com resultados mais ágeis.

Dando início às dicas de como melhorar a compreensão em Inglês

Toda essa longa introdução será de grande valia, no futuro. Tenho certeza que você está alerta para o que procura de verdade. Além disso, já conhece boa parte das dificuldades que encontrará, ao fazê-lo.

Agora, é hora de elencarmos outros pontos relevantes, que virão muito a calhar, daqui para a frente.

Apenas note que não há truque de mágica ou receita de bolo. Tudo que está aqui pode e deve ser adaptado para sua própria vivência. Ninguém melhor que você para saber como fazê-lo, certo?

Dica 1: Mergulhando de cabeça no Inglês

Para melhorar a compreensão em Inglês, é determinante que o Inglês faça parte de sua vida. E não de um jeito avulso ou de vez em quando.

Quando falo de mergulhar de cabeça, falo sério. A ideia é que você coloque o Inglês como coisa do seu dia a dia. Como parte de sua rotina.

Mais presente o idioma em sua vida, mais fácil será melhorar a compreensão em Inglês. E, claro, mais rápido surgirão os resultados.

Você pode fazê-lo:

  • Ouvindo mais músicas em Inglês, buscando compreender a letra;
  • Assistindo a entrevistas e ouvindo podcasts em Inglês;
  • Revisitando temas de Gramática na internet, para terem mais experienciais;
  • Vendo filmes e séries com áudio original;
  • Precisando de legenda, preferindo-a em Inglês, para misturar experiência de audição com leitura;
  • Lendo matérias de jornal e livros em Inglês com frequência.

E não precisa abandonar o Português de uma hora para a outra. Basta que essas coisas estejam em seu programa diário de atividades.

Você pode aumentar ou reduzir a frequência de acordo com suas necessidades. Contudo é importante não passar nem mesmo um dia sem ter contato com o Inglês em suas formas.

Melhorar a compreensão em Inglês acaba deixando de ser tarefa. Torna-se, com esse mergulho, um resultado natural do contato com o idioma.

Dica 2: Mais do que agir passivamente, tome a dianteira

É possível melhorar a compreensão em Inglês apenas recebendo conteúdo. No entanto você pode aproveitar a oportunidade para crescer, também, em outros aspectos.

Abandonando a postura meramente passiva, você poderá:

  • Melhorar o modo como fala: dicção e facilidade de construção de frases;
  • Crescer na habilidade de escrita;
  • Aumentar o vocabulário em Inglês sem sofrimento ou desgaste;
  • Adquirir a intimidade necessário para a fluência.

Tudo isso contribuirá para aumentar a compreensão em Inglês e, de quebra, te ajudará com a fluência.

Para isso, é recomendável:

  • Escrever textos diferentes, cada vez com maior extensão e formalidade;
  • Cantar, ao ouvir uma música a qual já se conheça e compreenda;
  • Estudar as letras de músicas que se pretende compreender;
  • Visitar com frequência um dicionário em Inglês, que conte com definições escritas no próprio idioma. E, sim: evite os dicionários Inglês- Português. Vá pelo caminho mais árduo;
  • Conversar com outras pessoas em Inglês: tanto por bate-papo por escrito, Skype ou mesmo presencialmente.

E prefira sempre pessoas fluentes ou nativas, para isso. Afinal, você quer melhorar a compreensão em Inglês enquanto aprende corretamente, certo?

Dica 3: Avalie frequentemente sua compreensão em Inglês

Atletas avaliam-se o tempo todo, buscando identificar dificuldades e superar suas expectativas. E, quando se busca melhorar a compreensão em Inglês, podemos aprender isso deles.

Por isso, de tempos em tempos, busque avaliar seus resultados. E o faça com regularidade. Mas sem ser afoito, tudo bem? Talvez valha fazê-lo semanalmente, no começo.

Com o progresso, mude para uma rotina quinzenal, depois mensal, depois semestral. A frequência deve ser definida por você.

Só não se torne um bitolado nisso. Não teste-se diariamente. Afinal, não será possível perceber crescimento substancial. E isso pode ser um fator de desmotivação.

Mas fazendo as avaliações com espaços adequados, será fácil melhorar a compreensão em Inglês.

E, quando houver alguma dificuldade específica, ficará mais fácil identifica-la e corrigi-la. Pois você conhecerá seu desempenho e a escala de progresso.

Essas avaliações podem ser feitas de várias maneiras. E é ótimo varia-las, buscando todas as facetas da compreensão em Inglês.

Realize testes online de proficiência, como os de instituições de ensino. Se puder arcar com os custos, faça provas de certificação e entrevistas com bons professores.

Se não puder gastar dinheiro, peça ajuda para amigos ou conhecidos fluentes em Inglês. Para melhorar a compreensão em Inglês, todo esforço vale a pena.

Daqui a algum tempo, volte aqui e nos conte como tem progredido. Só não espere tanto para retornar e ler nossas novas matérias.

Agora, compartilhe este material em suas redes e mãos à obra! Será um prazer ver você melhorar sua compreensão em Inglês com nossa ajuda.

Até mais, caros alunos.

See ya!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *