Dicas incríveis para aprender Inglês com séries

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Aprenda Inglês com Séries

Aprender Inglês com séries pode ser uma manobra que divida águas, em seu aprendizado. Afinal, será possível praticar enquanto se diverte. E tudo isso durante seu horário de descanso.

Eu sei, eu sei: você assiste a séries justamente para se desligar das obrigações. E eu entendo. Mas não seria maravilhoso dar continuidade ao seu progresso na língua inglesa sem nem se dar conta?

Pois bem. É sobre isso que falaremos hoje.

Entretanto, tenho um pedido para te fazer: como aprender Inglês demanda método e disciplina, seria ótimo que você lesse outras duas matérias deste mesmo aspecto.

A primeira delas é sobre aprender Inglês com música. Lá, apontei um estudo aprofundado sobre as barreiras que encontrará ao estudar Inglês com materiais totalmente em Inglês.

Mas, também sugiro que dê um pulinho na matéria sobre aprender Inglês com filmes. As duas, juntas, trazem uma boa bagagem para este artigo aqui.

Sendo assim, como muito já foi explicado por lá, vou me priorizar os aspectos particulares de aprender Inglês com séries. Tudo bem? Será uma matéria bem mais curta que aquelas.

Passemos ao que importa. Vamos lá?

A diferença entre aprender Inglês com séries e com filmes

Num primeiro momento, pode até parecer a mesma coisa. No entanto, são produções cinematográficas, com atores falando em Inglês. Certo? Errado. E pode deixar que explico.

O grande diferencial, aqui, repousa na continuidade e familiaridade geral, promovida pelas séries. São dois fatores importantíssimos para nossa consideração.

Ocorre que aprender Inglês com séries acaba sendo muito mais fácil que com filmes. Porque são as mesmas personagens, o mesmo sotaque e, basicamente, o mesmo enredo por vários e vários episódios.

Nos filmes, temos algo em torno de uma hora de meia. Tudo é mais corrido e, a depender do gênero, há mais momentos de silêncio que conversas longas.

Assim, como as séries são mais lentas em seu desenvolvimento, os diálogos são melhor explorados. Especialmente as dramáticas ou de comédia.

Um exemplo para melhor compreensão

Quer entender melhor do que falo? Se sim, vou apresentar um exemplo. Pense, sei lá, em Liga da Justiça e Titans.

Então, temos duas produções de ação com heróis do universo DC Comics. A primeira, um blockbuster; a segunda, uma série da Netflix.

Em Liga da Justiça, tudo que diz respeito à história ocorre num período de duas horas. Sendo assim, temos: introdução, conversas, crises, lutas, cenas de imersão etc. tudo em duas horas.

No entanto, em Titans, os mesmos elementos são apresentados no decurso de duas temporadas, cada uma com dez ou mais episódios de 40 min.

Assim, essa discrepância enorme de duração permite que nos tornemos muito mais “íntimos” com os protagonistas. Reconhecemos sua voz, seu jeito de falar e, até mesmo, jargões frequentes.

Quando pretendemos estudar um idioma, esse conforto que a ampla duração nos oferece faz tudo ser mais simples. Sendo assim, assimilamos mais e melhor aquilo com o que temos contato.

E é justamente por isso que aprender Inglês com séries mostra-se mais proveitoso. Especialmente para quem está iniciando e ainda não domina muito essa língua.

O método para aprender Inglês com séries

Método para Aprender Inglês com Série

Basicamente, faremos o mesmo que recomendei para filmes. Sei que lerá a matéria, apontada um pouco mais acima.

Apenas para recordarmos alguns pontos, é importante:

  • Estar num ambiente sossegado, sem grandes interrupções;
  • Escolher um título que te agrade e divirta. Pois, é muito mais custoso aprender Inglês com séries que nos entediem ou incomodem;
  • Não abusar do volume, mas o mantenha de modo a conseguir ouvir bem o que é dito;
  • Aproveitar as legendas, para se familiarizar com alguns termos;
  • Num primeiro momento, elas podem estar em Português sem grandes prejuízos, mas atente-se ao que é dito;
  • Em nenhuma circunstância, ignore a fala, concentrando-se unicamente no escrito. Assim, é a soma dos dois estímulos que te ajudará a aprender Inglês com séries;
  • Assim que se sentir confortável, coloque as legendas em Inglês. Isso te ajudará a memorizar tanto a pronúncia quanto a grafia das palavras;
  • Ao encontrar um termo desconhecido no que lê ou escuta, coloca-lo em sua lista inteligente. Então, mais tarde, desenvolva sua compreensão com definição, sinônimos e exercícios;
  • Não se afligir se os resultados demorarem a surgir. Eles virão. Nunca duvide de seu potencial.

Quando fizer isso, volte e nos conte como foi. Aponte-nos o que foi mais fácil ou mais difícil. Porque será um grande prazer para nós te ajudar a superar qualquer barreira que se apresente.

Agora, pegue a pipoca, ligue o ventilador, se estiver calor, ou agarre uma coberta quentinha. Relaxe e divirta-se enquanto começa a aprender Inglês com séries que você adora.

O caminho para a fluência fica muito mais fácil quando você conta a gente. Por isso, volte sempre, caro aluno.

See ya!

Mario Feitosa
Mario Feitosa
Mario Feitosa é músico, compositor popular, poeta e escritor. Atua, também, como professor de idiomas, redator, ghostwriter e revisor freelancer. É certificado, com o C2 Proficiency Level, pelo Instituto EF Education First em seu exame EF SET (Standard English Test).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *