As 10 melhores séries para aprender inglês [2023]

Você sabia quais são as melhores séries para aprender inglês? Os seriados se tornaram uma parte muito importante da nossa cultura. Porém, nem todo mundo considera que eles podem ser uma ferramenta de aprendizado eficiente para quem quer se tornar fluente em inglês.

Atualmente, a maior parte das séries que assistimos são em inglês – principalmente dos Estados Unidos. Sendo assim, elas se tornam uma forma de entrar em contato com a cultura americana, tirando o aprendizado da teoria e aplicando na prática.

A vantagem de aprender por meio das séries é que você vai além do que aprende em sala de aula – como a conjugação de verbos, por exemplo. Ao assistir aos episódios de suas séries favoritas, você vê como a linguagem funciona na prática e aprende gírias e expressões que não necessariamente veria em aula. 

Sem contar a vantagem de se divertir enquanto aprende! Pensando nisso, separamos aqui as 10 melhores séries para você complementar os seus estudos. 

10 melhores séries para aprender inglês

#01 – Friends

Elenco da série Friends (Foto: Divulgação)
Elenco da série Friends (Foto: Divulgação)

Não há dúvidas de que Friends é uma das séries mais aclamadas de todos os tempos. A trama acompanha as vidas de Rachel, Ross, Monica, Chandler, Phoebe e Joey enquanto eles enfrentam os desafios da vida adulta, entre carreira, relacionamentos e sua amizade de longa data.

O que você talvez não sabia é que a série pode ajudar você a treinar o seu inglês. Um dos motivos para isso é a duração dos episódios. Afinal, cada capítulo tem duração entre 20 e 25 minutos. Logo, são episódios rápidos de assistir, que vão prender a sua atenção e fazer com que você aprenda enquanto se diverte.

Além disso, a série acompanha a vida cotidiana dos amigos. Sendo assim, você entrará em contato com termos do dia a dia, expressões que, com certeza, vai usar em conversas e gírias comuns no vocabulário americano.

Sem contar, é claro, com as correções de Ross, que adora prestar atenção na forma como seus amigos falam para que possa ensinar a maneira correta! 

#02 – Only Murders In The Building

Série Only Morders in The Building (Foto: Divulgação)
Série: Only Morders in The Building (Foto: Divulgação)

Enquanto isso, Only Murders In The Building é uma série contemporânea da Starzplay que acompanha a vida de três residentes de um prédio icônico em Nova York. Eles são todos interessados por um podcast de crimes reais.

Então, quando um assassinato misterioso acontece em seu prédio, eles decidem investigar.

Não só isso! Os dois senhores e a jovem garota decidem transformar a investigação em um podcast, assim como aquele que eles gostam.

Essa é uma das grandes vantagens para quem busca as melhores séries para aprender inglês: tratando-se de uma série focada em podcast, você vai conhecer expressões comuns e termos corriqueiros da linguagem de uma forma simples.

Além disso, a série é muito empolgante e o elemento de suspense cativa a atenção dos espectadores. Sem que você perceba, já estará envolvido na história e conhecendo diversas novas palavras e expressões! 

#03 – How I Met Your Mother

Série How I met Your Mother (Foto: Divulgação)
Série: How I met your mother (Foto: Divulgação)

Assim como no caso de Friends, How I Met Your Mother é uma série de comédia com episódios curtos, com duração entre 20 e 25 minutos. A comédia é o elemento chave aqui, garantindo que você vai aprender enquanto dá boas risadas.

O seriado acompanha as desventuras amorosas de Ted Mosby e sua amizade com Robin, Marshall, Lily e Barney. Com uma história que também se passa em Nova York, o vocabulário é atual, focado em relacionamentos, carreira e outras situações do cotidiano que devem fazer parte do seu arsenal de conversação.

Enquanto isso, é difícil negar que as expressões que são marca registrada de Barney também não vão ajudá-lo a aprender. Afinal, ele está sempre repetindo frases como “It’s gonna be legen… Wait for it… Dary!”. Como são repetidas, fica mais fácil de você aprender as frases. Vale a pena assistir! 

#04 – The Good Place

Série: The Good Place (Foto: Divulgação)
Série: The Good Place (Foto: Divulgação)

Outra série de comédia que não pode ficar de fora da lista é The Good Place, disponível na Netflix. Quando pensamos em aprender a falar inglês com um empurrãozinho das séries, é muito importante prezar por aquelas que vão prender a nossa atenção e fazer com que a gente se divirta, ao mesmo tempo em que estuda.

The Good Place aborda a vida pós-morte, partindo da premissa de que, quando morremos, nossas ações em vida nos levam ao “Good Place” – o equivalente ao céu – ou o “Bad Place” – o inferno. Mas, o que acontece quando uma pessoa que não foi boa em vida vai parar acidentalmente no Good Place?

A série de comédia é muito divertida e também levanta questões muito importantes sobre ética e moral. Com uma linguagem fácil de entender e que envolve muito o uso de gírias atuais, é uma das apostas certeiras para você que quer enriquecer o seu vocabulário!

#05 – Grey’s Anatomy

Série: Gray's Anatomy (Foto: Divulgação)
Série: Gray’s Anatomy (Foto: Divulgação)

Uma das produções mais aclamadas de todos os tempos não poderia ficar de fora da lista de melhores séries para aprender inglês.

Grey’s Anatomy se passa no Hospital Seattle Grace, em Seattle, e começa acompanhando a jornada de Meredith Grey e os seus outros amigos estagiários quando eles deixam a faculdade de medicina e começam a trabalhar no hospital. 

A série é um sucesso tão grande que, atualmente, está em sua 19ª temporada. Isso significa que são muitos episódios repletos de diálogos que vão ajudar você a aprofundar seus conhecimentos. 

Por se tratar de um hospital, a série conta com diálogos não apenas sobre a carreira e a vida pessoal dos personagens, como também sobre saúde e tecnologias. É uma história que aborda muitas áreas comuns da nossa vida, fazendo com que seja fácil nos enxergar nas situações para compreender melhor os diálogos. 

Da mesma forma, a história é envolvente e cativante. Ao longo das 19 temporadas, você vai aprender muito com Meredith e seus colegas de profissão! 

#06 – Modern Family

Série: Modern Family (Foto: Divulgação)
Série: Modern Family (Foto: Divulgação)

Assim como os demais sitcoms apresentados nessa lista, Modern Family também é uma opção divertida e educativa para você aprender a falar inglês de uma forma lúdica. A série acompanha a família Pritchett e todas as suas ramificações, em uma história moderna sobre amor, família e felicidade.

Trata-se de uma comédia com episódios curtinhos que, sem dúvidas, vão fazer você se cativar pela história. Da mesma forma, você também vai se identificar com Glória, interpretada por Sofia Vergara.

Isso porque o inglês não é a sua língua nativa e ela também luta para aprender as diversas gírias e expressões comuns dos americanos. 

Nesse sentido, vale a pena ficar de olho nos principais erros de linguagem cometidos pela personagem para que você fique longe deles! 

Além disso, a trama aborda temas importantes da sociedade, como racismo, xenofobia e homofobia. Portanto, você também vai aprender mais sobre o vocabulário relacionado às causas sociais – uma das maiores demandas do mundo atual. 

#07 – Gossip Girl

Série: Gossip Girl (Foto: Divulgação)
Série: Gossip Girl (Foto: Divulgação)

Ambas as versões de Gossip Girl – a original e o reboot – são excelentes para quem quer aprender inglês. Porém, é mais fácil recomendar o reboot lançado pela HBO Max por se tratar de uma versão mais atual, em que os diálogos refletem nossa sociedade nos dias de hoje. 

Gossip Girl aborda a vida dos jovens da elite de Manhattan, trazendo temas como as redes sociais, os relacionamentos, a amizade e muito mais para a pauta. Cultura e moda também têm um papel importante na série. Logo, você não apenas vai aprender inglês, como também vai mergulhar no modo de vida americano para enriquecer seu repertório.

A série está disponível na HBO Max e a 2ª temporada deve ser lançada em 2023. Portanto, você pode aproveitar até mesmo para relembrar a primeira versão. Afinal, quanto mais você assistir, mais vai se acostumar com o idioma e se preparar para assumir as conversas com pessoas em inglês!

#08 – Crazy Ex-Girlfriend

Série: Crazy Ex-girlfriend (Foto: Divulgação)
Série: Crazy Ex-girlfriend (Foto: Divulgação)

Essa é a dica para quem gosta de séries musicais! Disponível na Netflix, Crazy Ex-Girlfriend acompanha Rebecca Bunch. Cansada da vida corrida como advogada em Nova York, ela decide abandonar tudo para ir atrás de seu ex-namorado, Josh, na cidade de West Covina, na Califórnia. 

Lá, ela se mete em diversas confusões enquanto conhece novos amigos e tenta conciliar carreira e vida amorosa. Para quem busca as melhores séries para aprender inglês, a grande vantagem de Crazy Ex-Girlfriend é que trata-se de uma série com episódios regados às canções especiais e divertidas criadas para o seriado. 

Com a música, fica ainda mais fácil aprender porque você pode ouví-las não somente nos episódios, como também nas plataformas de streaming.

Assim, você ouve a canção e lembra do momento em que ela foi transmitida na série, ajudando a relacionar as palavras com a situação. Memorizar a letra pode até mesmo ser uma forma de ajudar você a praticar a pronúncia, além da leitura e escuta. 

Tudo isso sem comentar que a série é muito divertida. Então, pode ser justamente o que você estava procurando para acelerar o aprendizado!

#09 – The Crown

Série: The Crown (Foto: Divulgação)

Quem se interessa por história também vai adorar aprender inglês com a série The Crown. Afinal, ela conta a história da Rainha Elizabeth ao longo de mais de 50 anos de trajetória. Baseada em fatos reais, a produção venceu diversos Emmys e consolidou seu lugar entre as melhores séries para aprender inglês. 

Cada uma das temporadas retrata uma década da vida de uma das figuras políticas mais importantes do mundo atual. Sendo assim, uma das grandes vantagens de usar os episódios como instrumento de aprendizado é que você vai entrar em contato com o vocabulário de diferentes décadas, percebendo as nuances de linguagem que mudam com o tempo. 

Em contrapartida, você também vai compreender melhor o sotaque britânico. Como algumas pessoas acreditam que é mais fácil compreender as palavras com este sotaque, você também pode tentar! 

#10 – The Office

Série: The Office (Foto: Divulgação)
Série: The Office (Foto: Divulgação)

A vida no escritório exige a compreensão de diversas gírias e expressões comuns do mundo corporativo. Por que não aprendê-las enquanto dá boas risadas? É justamente isso que o uso de The Office para melhorar o seu inglês pode fazer!

Gravada como se fosse um documentário, a série acompanha a rotina dos funcionários da Dunder Mifflin, empresa de papéis. O chefe Michael Scott é um dos personagens principais e responsável por grande parte da diversão da produção – assim como o vocabulário leve e focado na linguagem atual. 

The Office é perfeita para quem quer entrar em contato com uma linguagem informal. Porém, ao mesmo tempo, você também vai saber mais sobre o mercado de trabalho e a vida no escritório. Logo, une os dois universos de quem quer usar o inglês para melhorar o currículo e conseguir um emprego!

Conclusão: quais as melhores séries para aprender inglês? 

Como você pode ver, existem séries para todos os gostos para quem quer enriquecer o vocabulário. Comédias, dramas, suspenses… Não importa qual o seu gênero favorito! Sem dúvidas, você vai encontrar uma série perfeita para ajudar você nos estudos. 

Ainda assim, é importante ter em mente que não basta apenas assistir aos seriados para começar a falar inglês melhor. Na verdade, o ideal é que você evite as legendas e, caso seja necessário, dê preferência para a legenda em inglês. 

Pode parecer difícil aprender assim. Porém, o ideal é que as séries sejam um complemento dos estudos. Então, conforme você aprende a teoria, você começa a aplicar a fala e escuta nas situações retratadas nos seriados.

No caso de iniciantes, assistir com o áudio em inglês e a legenda em português vai ajudar você a reconhecer a sonoridade das palavras com a sua tradução em nossa língua nativa. Mas, conforme você avança nos estudos, procure assistir, na maioria do tempo, com a legenda em inglês.

O objetivo é que você consiga se livrar das legendas de uma vez por todas. Afinal, isso significa que você já consegue compreender tudo o que é falado e está pronto para engajar em conversas até mesmo com os nativos! 

Quanto mais você mergulhar na linguagem, mais fácil será se tornar fluente. Não deixe de aproveitar essa forma divertida e inusitada de conquistar o seu sonho de falar inglês perfeitamente. Boa sorte!

Caso você ainda tenha dúvidas, deixe seu comentário no espaço abaixo. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima