Os melhores livros para aprender inglês estão aqui, apenas esperando para ajudar você a conquistar o seu sonho de se tornar fluente! Há séculos, o conhecimento é transmitido por meio dos livros e, por mais que estejamos na era digital, atualmente isso não é diferente.
Os livros didáticos servem como uma excelente fonte de consulta para quem quer aperfeiçoar as habilidades. Logo, muito além do curso de inglês, eles podem ajudá-lo a relembrar regras gramaticais, conferir gírias e expressões, conjugar verbos e muito mais.
Ainda assim, nem sempre é fácil escolher o livro que vai guiá-lo nessa jornada. Portanto, com o objetivo de facilitar a sua busca, separamos aqui aqueles que mais podem ser úteis e que merecem um lugar na sua estante!
No final acrescentamos também 10 clássicos livros de ficção para você treinar o inglês de forma divertida.
Confira abaixo os 10 melhores livros didáticos para aprender inglês:
#1. Sou péssimo em inglês, de Carina Fragozo
A obra de Carina Fragozo tem um título que pode desanimar os estudantes, mas, na verdade, apenas indica qual é o seu público alvo: os iniciantes, aqueles que dão os primeiros passos no aprendizado do idioma.
As páginas trazem dicas preciosas para destravar a fala e melhorar a escuta, compreendendo cada vez melhor o que é dito em filmes, séries, músicas e nas conversas com os nativos.
Nesse sentido, a autora traz reflexões dos motivos pelos quais as pessoas têm dificuldades de aprender. Porém, não é apenas uma descrição dos obstáculos, e sim a oferta de métodos para que você possa superar esses desafios e de tornar fluente.
Carina Fragozo é professora renomada do canal English In Brazil. Logo, o livro reúne truques para melhorar a fluência, memorizar o vocabulário, manter o foco nos estudos e deixar para traz o que ela chama de tradução mental, fazendo com que o inglês se torne a sua segunda língua.
A leitura é fluida e didática, perfeita para todas as idades.
Acesse o livro na Amazon: https://amzn.to/3hDDxdV
#2. Combinando Palavras em Inglês, de Denilson de Lima
Enquanto isso, o livro de Denilson de Lima busca desmistificar o mito de que as regras gramaticais do inglês dificultam o aprendizado e de que combinar palavras para formar sentenças compreensíveis é um desafio que beira o impossível.
Na verdade, o autor ajuda os leitores a criar a confiança necessária para que você possa engajar em conversas e apresentações no idioma estrangeiro. O foco aqui é a “Collocation”, como é chamada a construção de frases.
Ao longo das páginas, são abordados temas como os frasal verbs e as preposições, além de truques para quem quer falar com mais naturalidade. Você vai além das regras e palavras soltas, treinando o seu cérebro para compreender o inglês em sua totalidade.
Acesse o livro na Amazon: https://amzn.to/3VhtHfA
3. Inglês em 50 aulas: o Guia Definitivo para aprender inglês, de Ben Parry Davies
Será que 50 aulas são o suficiente para aprender inglês? De acordo com o livro de Ben Parry Davies, sim!
Infelizmente, os cursos e escolas de inglês ainda são uma realidade distante para muitos brasileiros. E, claro, não há dúvidas de que o dinheiro e o tempo são fatores muito importantes para conquistar a tão sonhada fluência.
Nesse sentido, a obra propõe uma forma de alcançar a proficiência de forma independente, estudando quando você puder, quanto quiser e de onde estiver. Logo, é uma excelente alternativa tanto para quem quer complementar os estudos, quando quem deseja aprender do zero, como autodidata.
Com “Inglês em 50 aulas”, você terá um verdadeiro guia para dar seus primeiros passos no aprendizado do idioma. Ao final dos estudos, será muito mais fácil entender as letras de duas canções favoritas, assistir aos filmes e séries sem legendas em inglês, redigir textos e engajar em conversações.
De acordo com o autor, o ideal é que você dedique cerca de três horas por semana no programa. Consequentemente, a duração da jornada gira entre 8 e 12 meses, dependendo do seu ritmo de aprendizagem e também da disponibilidade de cada aluno.
Vale ressaltar que a obra propõe ainda exercícios, áudios e vídeos online para complementar o estudo e acelerar a aprendizagem.
Acesse o livro na Amazon: https://amzn.to/3j693BF
4. Como entender o inglês falado, de Ben Parry Davies
Também escrito por Ben Parry David, essa obra está entre os melhores livros para aprender inglês por ficar na compreensão do inglês falado. Ou seja, na habilidade de ouvir conversas e diálogos e entender tudo o que é dito.
Afinal, essa é uma das principais dificuldades de quem está começando a aprender inglês, sendo também a habilidade encarada como o objetivo final da fluência.
Com as dicas apresentadas aqui, você conseguirá não apenas compreender as letras de músicas e assistir aos filmes sem legenda, como também atender telefonemas, assistir palestras e apresentações, participar de conversas e qualquer outra habilidade que exiga a compreensão do inglês falado.
O autor procura analisar as mudanças de pronúncia que podem fazer parte do idioma falado, trazendo palavras e expressões utilizadas com frequência para facilitar o aprendizado e a fluência de uma conversa.
Em contrapartida, tenha em mente que o livro serve como um complemento das aulas e cursos de inglês. Portando, não é indicado para quem deseja adquirir proficiência somente com a sua leitura, ok?
Acesse o livro na amazon: https://amzn.to/3PEmpS2
5. Pronúncia do Inglês: Para falantes do português brasileiro, de Thais Cristofaro Silva
Além de tudo o que já mencionamos aqui, também não há dúvidas de que a pronúncia é um grande desafio para quem quer aprender inglês – aliás, não só o inglês, como qualquer outro idioma. Muitas pessoas têm facilidade para ler e ouvir uma nova língua, mas, na hora de falar, se sentem travados.
Sendo assim, a obra de Thais Silva propõe ajudar você a destravar a sua pronúncia. A autora apresenta os sistemas de sons do idioma, ajudando você a se familiarizar tanto com o sotaque americano, quanto o britânico.
A leitura é bastante didática e fácil de acompanhar, sendo indicado para alunos de todos os níveis de proficiência. Aliás, vale ressaltar ainda que uma das grandes vantagens da obra é o foco nos brasileiros.
Ou seja, as dicas foram desenvolvidas pensando em quem fala português e quer destravar o inglês. Assim, fica ainda mais fácil conquistar os seus objetivos!
Acesse o livro na Amazon: https://amzn.to/3G8b49q
6. Vocabulando – vocabulário prático: Inglês – Português, de Isa Mara Lando
Em catálogo há mais de 15 anos, esta obra é considerada um verdadeiro dicionário adotado por diversos profissionais da área linguística, bem como professores e alunos.
A nova versão do manual foi editada com o objetivo de refletir as mudanças necessárias do idioma, que está em constante transformação. Em contrapartida, a atualização também inclui as 20 primeiras páginas de “Guia de Estudos – Como aproveitar melhor este livro”, da mesma autora.
O dicionário conta com diversos verbetes que incentivam o leitor a estudar e dominar palavras importantes. Além disso, ele funciona como o melhor amigo de um tradutor, oferecendo significados claros e didáticos para todas as palavras.
Como a prática também é muito importante na hora de aprender inglês, a autora não despreza os exercícios de treino. Portanto, eles fazem parte também do dicionário, ajudando você a tirar o conhecimento do papel!
Acesse o livro na Amazon: https://amzn.to/3jkfD7X
7. Como Não Aprender Inglês: Erros Comuns e Soluções Práticas, de Michael A. Jacobs
Escrito por Michael A. Jacobs, “Como Não Aprender Inglês” é exatamente o que o nome sugere: um guia de erros mais comuns na hora de destravar a sua mente para um novo idioma.
O autor separou aqui as principais ciladas e dificuldades que as pessoas que falam português sentem ao começar a estudar o inglês. Com isso, o autor reuniu todos esses erros que tanto nos atrapalham para poder oferecer soluções práticas que vão ajudar você na jornada.
As páginas abordam temas como vocabulário, gramática, tradução mental e muito mais. No formato de passo a passo, ele ajuda a trabalhar fluência além das regras da linguagem. Por meio de conteúdo inovador e didático, como as anedotas, você terá uma leitura fluida, divertida, engraçada e, é claro, com muitas dicas valiosas para aprender inglês.
Acesse o livro na Amazon: https://amzn.to/3PFZaqy
8. Read in English: Uma maneira divertida de aprender inglês, de Rubens Queiroz de Almeida
A lista de melhores livros para aprender inglês também não ficaria completa sem “Read in English”, de Rubens Queiroz de Almeida. Nesse caso, o autor compilou diversos textos, citações e histórias em um único livro. O objetivo? É aqui que entra o diferencial: o instrutor comenta todo esse material compilado, ajudando você a compreender melhor as palavras.
Os textos foram selecionados com o objetivo de instruir e também de entreter. Afinal, é muito mais fácil aprender quando você está se divertindo, não é mesmo?
Outra grande vantagem desse livro é a recomendação do próprio autor em relação ao ritmo de aprendizagem: segundo Queiroz, basta a leitura diária por dez minutos da obra para que você perceba muitas mudanças na forma como ouve, lê e fala em inglês!
Em complemento, o livro atua também como um dicionário, trazendo um vocabulário completo com mais de 5 mil palavras para sua consulta.
Acesse o livro na Amazon: https://amzn.to/3jckoAd
9. Minhas primeiras 1.000 palavras em inglês, de Cristina Klein
Escrito por Cristina Klein, o livro “Minhas Primeiras 1.000 palavras em inglês” pode até ser indicado principalmente para crianças. Mas, na verdade, quem é iniciante no inglês também pode se beneficiar desta leitura!
A obra é ilustrada e ensina mil palavras de uma forma mais divertida. Com as figuras, fica mais fácil relacionar as palavras ao seu significado, associando o conteúdo visual e criando uma espécie de mapa mental em sua mente.
Da mesma forma, o livro conta com palavras do cotidiano, que fazem parte da sua vida diária – aliás, principalmente da vida diária dos pequenos. São 1.000 palavras escolhidas para enriquecer o seu vocabulário e deixar para trás o nível básico de proficiência.
Acesse o livro na Amazon: https://amzn.to/3Wy6NBS
10. Passo a passo: inglês, de Charles Berlitz
Por último, mas, definitivamente não menos importante, temos este passo a passo detalhado de Charles Berlitz. Por sua vez, a obra é um guia de por onde você deve começar a dar os seus primeiros passos em direção à fluência!
Durante a leitura, você vai se familiarizar com o idioma e conhecer expressões comuns da rotina, facilitando a conexão com esses diálogos. O objetivo é fazer do inglês a sua segunda língua, deixando para trás a tradução simultânea com a qual estamos acostumados.
Além de apresentar regras gramaticais e ortografia, a obra é um manual do que, onde, quando e como dizer algumas coisas em outro idioma!
Acesse o livro na Amazon: https://amzn.to/3YFqB7W
Muito além da didática: 10 melhores livros de ficção para aprender inglês
Embora a nossa lista tenha sida focada em livros didáticos, que vão complementar os seus estudos, não há dúvidas de que as obras de ficção também são uma excelente forma de destravar o seu inglês.
Como mencionamos acima, aprender enquanto você está entretido é um método muito eficiente. Logo, além de ler livros que abordam gramática, vocabulário, pronúncia e outros assuntos teóricos, você também pode se beneficiar (e muito!) da leitura em inglês como hobby.
Dessa forma, você vai entrar em contato com novas gírias e expressões, além do uso coloquial das mesmas. Por isso, preparamos aqui uma lista extra, com 10 livros de ficção que vão ajudar você a enriquecer ainda meu o seu vocabulário:
- The Harry Potter Saga – J. K. Rowling
- The Twilight Saga – Stephenie Meyers
- The Perks of Being a Wallflower – Stephen Schbowsky
- The Wizard of Oz – L. Frank Baum
- Animal Farm – George Orwell
- Red, White and Royal Blue – Casey McQuiston
- Looking for Alaska – John Green
- The Percy Jackson Saga – Rick Riordan
- Verity – Coleen Hover
- Pride and Prejudice – Jane Austen
Lembre-se de que, mesmo que você não consiga entender algumas palavras, o importante é não desistir! Fique sempre com o dicionário ao lado e, se precisar, leia as páginas mais de uma vez. Não se apresse! O importante é prestar bastante atenção aos diálogos e anotar o que você mais tem dúvidas para que possa estudar depois.
E aí, gostou da nossa lista de melhores livros para aprender inglês? Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário abaixo. Além disso, aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!