Como aumentar o vocabulário em Inglês

Aumente Seu Vocabulário em Inglês

Aumentar o vocabulário em Inglês é o sonho de qualquer estudante do idioma. Afinal regras e normas, sozinhas, não nos tornam capazes de nos comunicar com habilidade.

No entanto, longe da aflição urgente, não há qualquer segredo mágico. Pelo menos não um instantâneo. Há, sim, uma série de dicas e truques mentais, às quais iremos te apresentar.

Se deseja verdadeiramente aumentar o vocabulário em Inglês com agilidade e autonomia, fique conosco até o final. Você irá se surpreender com os resultados.

O conceito adequado de vocabulário

Vocabulário é uma ferramenta. Ele nos permite expressar ideias com profundidade e fineza de sentido. Quanto mais palavras conhecemos, mais aptos estamos a nos comunicar.

Contudo há um certo engano recorrente em relação a esse leque. E o mesmo também ocorre quando se busca aumentar o vocabulário em Inglês: o excesso de excentricidade.

Muita gente crê que ter um bom vocabulário é brincar de Olavo Bilac. Descrever o pôr-do-sol precisa contar com termos que nem um imortal de Academia sabe o que significam.

De forma alguma a realidade passa sequer perto disso. Quando se quer aumentar o vocabulário em Inglês, o ideal é buscar conhecer o máximo de palavras em uso, hoje.

Mesmo gírias ou expressões regionais devem entrar em nosso projeto de aumentar o vocabulário em Inglês. É importante falar e conhecer a língua que os falantes conhecem.

Todavia, claro, conhecer palavras mais formais e elegantes ajuda a transmitir uma boa imagem. Apenas cuidado: usar muitas palavras “difíceis” dá um certo ar de pedantismo.

Como aumentar o vocabulário Inglês

Aumentar o vocabulário em Inglês de forma prática

Tendo em mente a questão do uso das palavras, passemos para a prática. E ela brota da intimidade com o Inglês em nossas vidas. É como tocar um instrumento ou praticar alguma Arte.

Em tudo na vida, é a prática que leva à perfeição. E, como nosso cérebro lida diariamente com um universo de informações, é sempre bom manter a mente fresca.

Por mais que passemos uma semana repetindo a mesma palavra, podemos esquecê-la futuramente. Assim, mais do decorar listas e tabelas sem fim, o ideal é utilizar o Inglês.

Eis um dos primeiros e principais segredos para aumentar o vocabulário em Inglês.

Usando listas para aumentar o vocabulário em Inglês

Ao tratarmos de listas, é importante recordar que cada pessoa é um mundo. Dessa forma, um certo procedimento pode ajudar muito a pessoa A. Por outro lado, ele pode desmotivar a pessoa B.

Não digo que recomendo tentar aumentar o vocabulário em Inglês com listas. Todavia talvez seja o caso experimentar. Pode ocorrer de ser um bom método, para você.

Porém, no instante em que perceber não ter frutos e muito trabalho, deixe isso de lado. Procure outras alternativas mais capazes de te ajudar. Combinado?

E nunca, nunca, jamais caia no engano de simplesmente sair anotando coisas. Ficar repetindo-as tampouco ajuda. É preciso muito mais que isso para aumentar o vocabulário em Inglês.

Um trabalho de internalização dos termos vai muito além do simples decorar. Decorar pode, até, gerar confusões futuras. No fim das contas, terá sido muito esforço em vão.

De onde retirar termos novos

Há quem ache útil vasculhar o dicionário. Há, também, aqueles que abrem uma página avulsa dele e escolhem um verbete. Se funciona para eles, tudo bem. Mas é raro servir para algo real.

Disse lá atrás — e vou repetir — que a vivência é a melhor escola. E o é de fato. Aumentar o vocabulário em Inglês torna-se muito mais útil e prazeroso quanto tem relação com a realidade.

Desse modo, deixe o Inglês entrar em sua vida naturalmente. Seja pela leitura de blogs, livros. Pode, também, ser pela audição de músicas ou podcasts. Tanto faz.

Importa, apenas, que a ação misture estudo com entretenimento e diversão. Fazer algo com gosto nos abre portas e janelas. É nossa vida misturando-se com o que desejamos aprender.

Daí, aumentar o vocabulário em Inglês deixa de ser “job”. Uma tarefa. A ação passa a ser um desafio interessante. Uma superação.

Vejamos, primeiro, como aproveitar bem cada meio de aumentar o vocabulário em Inglês. Isso particularmente. Mais tarde, vou apresentar a você um método em lista fascinante. Juro!

Só um último ponto de atenção: vou pincelar os métodos e dar dicas que conheço e sei serem boas. Pode ser que caiam como luvas para você. Mas pode ser que precisem de certos ajustes.

Entretanto, sendo um ato deleitoso, você tirará de letra. Superará qualquer obstáculo com facilidade e sorriso no rosto. Pode confiar.

Agora, se liga!

Aumentar o vocabulário em Inglês usando a leitura

Aumentar Vocabulário em Inglês através da Leitura

De todos os modos de aumentar o vocabulário em Inglês, ouso dizer ser este o segundo melhor. Afinal, nele, estamos visualizando aquilo que aprendemos.

Ler a palavra escrita grava sua grafia em nossa mente. Como que magicamente, podemos até nos recordar dela, impressa na tela ou na página. E isso melhora até mesmo o nosso escrever.

Ainda, quando encontramos uma palavra desconhecida dentro de um texto, podemos revisitar o contexto. E sem grandes sofrimentos.

Podemos perfeitamente voltar o parágrafo, ler e reler. Em alguns casos, é até possível descobrir o significado pelo contexto. Não é fabuloso?

Isso, de voltar e supor, torna-se menos possível quando ouvimos um discurso ou conversamos. Pois não é possível rebobinar uma conversa, a menos que gravada.

O truque para aumentar o vocabulário em Inglês com a leitura é saber o que ler. Você precisa investigar seus gostos particulares para encontrar algo que seja verdadeiramente proveitoso.

Pode ser uma matéria de jornal; quem sabe um livro de ficção. Há, também, fanfics muito legais, quando se é fã de algum personagem.

Apenas recomendo vigorosamente que se evite os clássicos e textos eruditos. Afinal eles utilizarão uma linguagem que não existe mais, na fala atual.

No primeiro momento, aprender o que não utilizaremos parece um pouco inútil. Não ajudará, o fim, a aumentar o vocabulário em Inglês para o dia a dia.

Dica monstro

Se gosta de livros, mas não pode comprar muitos, pense nisso: há inúmeras páginas disponíveis gratuitamente, na internet. .

Apenas recomendo, carinhosamente, que se dê mais atenção a bons autores.

Livros gratuitos podem ter sido escritos sem cuidado. Eles podem vir a conter erros grosseiros e más práticas de comunicação. Prefira autores com boa aprovação e boas avaliações, OK?

Usando a audição para aumentar o vocabulário em Inglês

Aumente o Vocabulário em Inglês ouvindo Músicas

Embora seja um método menos vigoroso, podemos usar a audição para aumentar o vocabulário em Inglês. Apenas é importante prestar atenção aos sotaques, OK?

Caso já possua certa desenvoltura no idioma, a audição promove um desafio interessante: desvendar a grafia da palavra para, depois, descobrir o significado.

Contudo é provável que haja enganos. É preciso ter cuidado para não trocar alhos por bugalhos.

Como desaprender é muito mais difícil que aprender, fique atento: perder um vício é difícil. Faça o possível para assimilar o termo certo.

Só para concluir: quando falamos da audição, há podcasts e entrevistas aos montes, na internet. É possível, também, aproveitar filmes, séries e músicas.

Sobre estes três últimos, este próximo truque será de matar! Juro!

Somando visão e audição para aumentar o vocabulário em Inglês definitivamente

Lembra quando disse que a visão era o segundo melhor método? Pois bem: vou entregar o jogo, agora. Apresento o melhor de dois mundo, quando buscamos aumentar o vocabulário em Inglês.

Aqui, vamos somar duas ações prazerosas ao mesmo tempo: a leitura e o entretenimento.

Isso valerá, principalmente, para músicas, filmes e séries. Mas pode funcionar com entrevistas e outros programas legendados.

O que faremos, aqui, é somar os dois estímulos, formando um algo maior. Muitos chamam de “fantasma”. É o ato de alimentar nossa memória com lembranças ricas e emotivas.

Gosta de uma música? Ouça-a e cante junto, mas lendo a letra.

É fã de uma série ou filme? Sem medo de ser feliz, coloque as legendas — em Inglês — e vá lendo, enquanto assiste ao filme.

De início, pode parecer chato ou distrativo. No entanto o que você está fazendo é unir, em sua mente, grafia e pronúncia.

Além disso, você estará gerando memórias prazerosas ligadas à palavra. Se prestar atenção, costumo colocar músicas e outros referências mesmo nas aulas de Gramática.

Fazendo isso, você vai aumentar o vocabulário em Inglês de uma forma tão natural que levará um susto! Será como se nunca tivesse estudado. Eis o truque de unir esforço e diversão.

Passaremos, então, para uma metodologia. Ela buscará unir tudo que estamos fazendo até agora. E não se assuste: não é lista. Não como muitos ensinam por aí.

Até a chamaremos de outro nome, para diminuir a má impressão: vamos trabalhar com uma lista inteligente. Uma que funciona. Uma que não cobra demais sem entregar nada.

Trate esta lista inteligente com muito carinho. Devote tempo a ela. Cumpra cada passo sem pular por nada. Aumentar o vocabulário em Inglês ficará tão simples e gostoso. Pode apostar!

Preferindo a lista inteligente: anotação, pesquisa e prática

Caso deseje experimentar um método de listas para aumentar o vocabulário em Inglês, posso te ajudar. Porém sairemos do básico. Não se trata apenas de sair anotando e repetindo palavras ao vento. O que faremos é muito mais gratificante e proveitoso. Veja só:

  • Adote um local confortável para armazenamento de sua lista, podendo ser:
    • Caderninho de papel: apenas mantenha sempre a caneca no espiral;
    • Quadro de recados: porém lembre-se que trata-se de um método sem longevidade;
    • Bloco de notas do celular ou aplicativos como Evernote;
    • Computador;
    • Serviços de clouding computing: no Google Docs, por exemplo, você pode acessar suas anotações de qualquer lugar contanto que tenha internet.
  • Lugar definido, passe a visitar seus lugares divertidos que trabalham com o Inglês: falamos deles um bocado, antes disto;
  • Passe, agora, a registrar as palavras que deseja assimilar;
  • Em casa, com calma, busque a tradução daquele termo e tome nota;
  • Busque, também, seu significado: e melhor ainda se estiver em Inglês;
  • Faça uma pesquisa por exemplos práticos de seu uso: o Linguee é excelente para isso;
  • É sempre muito bom anotar, também, seus sinônimos mais comuns;
  • Monte, você mesmo, suas próprias frases utilizando a palavra nova;
  • Por fim, se já tiver intimidade com o Inglês, escreva, com suas palavras, a definição do termo.

Fazendo isso, você já trabalhou várias estratégias de assimilação e memorização natural. Além disso, ainda conta com um lugar de pesquisa, caso venha a esquecer a palavra ou seu significado.

E repare: não estamos falando de encher um papel com palavras. Estamos fazendo todo um trabalho de pesquisa e aplicação delas. É assim que se alimenta a mente para aprender.

Colhendo os resultados

Você entendeu a importância do vocabulário e a prioridade pela língua atual. Depois, juntou seu prazer por ler e/ou assistir a algo para coletar novas palavras.

Depois disso tudo, você aplicou um método de estudo tão divertido quanto prático. Estava estudando sem nem se dar conta. E praticando!

A partir daqui, caros alunos, vocês colherão o que estavam buscando: estarão aumentando o vocabulário em Inglês sem sofrimento. E o melhor: nem precisaram de mágica nenhuma!

Façam isso por alguns dias. Nem precisam ser muitos. Uma semana, e já surtirão resultados. Então, peço um favor enorme: voltem aqui e me contem como tem sido.

Podem usar o campo dos comentários sem qualquer problema. Ele está aí para vocês. E usem, também, se ficou alguma dúvida ou encontraram algum obstáculo.

Será um prazer imenso dividir o conhecimento com vocês. E será ainda mais prazeroso ver os obstáculos sendo demolidos um a um.

Com a gente, vocês irão não apenas aumentar o vocabulário em Inglês sem sustos. Irão crescer no idioma de forma natural. Encontrarão a fluência que sempre desejaram.

Se gostaram, compartilhem com seus contatos. E estejam sempre ligados, porque traremos muita coisa maravilhosa para vocês.

Voltem sempre, caros alunos!

See ya!

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Mario Feitosa
Mario Feitosa
Mario Feitosa é músico, compositor popular, poeta e escritor. Atua, também, como professor de idiomas, redator, ghostwriter e revisor freelancer. É certificado, com o C2 Proficiency Level, pelo Instituto EF Education First em seu exame EF SET (Standard English Test).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *